Coritiba Foot Ball Club | PR

 CORITIBA
Nome: Coritiba Foot Ball Club
Fundação: 12 de outubro de 1909
Endereço: Rua Ubaldino do Amaral 37, Alto da Glória, Curitiba (PR), CEP 80060-195
Telefone: (41) 3218-1909
Mascote: Vovô
Estádio: Major Antônio Couto Pereira (Alto da Glória)
Capacidade: 34872 pessoas

/CoritibaOficial
 MASCOTE  TÍTULOS
1 Campeonato Brasileiro 1985
2 Campeonatos Brasileiro da Segunda Divisão 2007 e 2010
37 Campeonatos Paranaense 1916, 1927, 1931, 1933, 1935, 1939, 1941/42, 1946/47, 1951/52, 1954, 1956/57, 1959/1960, 1968/69, 1971/72/73/74/75/76, 1978/79, 1986, 1989, 1999, 2003/04, 2008 e 2010/11/12/13
 ESCUDOS
 ESTÁDIO
Estádio Major Antônio Couto Pereira (Alto da Glória) Capacidade: 34872 pessoas
Inaugurado:
22 de novembro de 1932 (Coritiba 4x2 América-RJ)
 HINO
Letra e música: Cláudio Ribeiro e Homero Réboli

Lá no alto de tantas glórias/ Brilhou, Brilhou um novo sol/ Clareando com seus raios verde e branco/ Encantando o país do futebol/ Palco de artistas, jogadores, de um passado sem igual/ Da arte dos teus grandes valores/ O seu nome pelo mundo vai brilhar/ Coritiba, Coritiba campeão do Paraná/ Tua camisa alviverde/ Com orgulho para sempre hei de amar/ Jogando pelos campos brasileiros/ Despertando na torcida emoção/ Coritiba Campeão do Povo/ Alegria do meu coração/ Coxa, Coxa, é garra, é força, é tradição/
Coxa, Coxa, explode o coração
 CRONOLOGIA
1909 - Diversos jovens se reuniam no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein, local onde os imigrantes e descendentes de alemães que residiam em Curitiba, se reuniam para a prática de esportes. Em uma das reuniões de julho a atenção de todos estava voltada para Frederico "Fritz" Essenfelder, importante membro do grupo, que apareceu no local com uma bola de couro na mão. Fritz apresentou o objeto aos colegas, explicando que se tratava de uma bola de futebol, demonstrou os principais fundamentos daquele novo esporte, além de alguns relatos que deixaram todos entusiasmados. Após aquele dia, Fritz e seus companheiros de clube, começaram a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública. Algum tempo depois, chegou o convite para que disputassem uma partida contra um time formado por ingleses e funcionários que trabalhavam na estrada de ferro de Ponta Grossa. Na noite dia 12 de outubro, Fritz convocou uma reunião no antigo Theatro Hauer, para poderem tomar algumas decisões para a excursão que realizariam até o interior do estado. Foi nessa reunião que decidiram fundar a primeira equipe de futebol do estado, primeiramente chamada de "Teuto-Brasileiro".
1910 - No dia 30 de janeiro, foi fundado oficialmente o Coritibano Foot Ball Club, nome que depois mudou para Coritiba. Mas por ideia de João Viana Seiler, eleito o primeiro presidente do Clube, a data oficial de fundação passaria a ser 12 de outubro de 1909. Por ter sido naquele dia oficializado o convite para a realização da primeira partida. Em assembleia realizada no dia 21 de abril, foi decidido que o clube agora se chamaria Coritiba Foot Ball Club, antiga grafia da capital paranaense, uma vez que já havia na cidade um clube social chamado Coritibano.
1915 - São disputados pela primeira vez o Campeonato da Cidade e o Campeonato Paranaense, com o Coritiba participando nas duas competições.
1916 - Conquista pela primeira vez o campeonato da cidade e o estadual
1924 - Disputa a primeira partida oficial contra aquele que viria a se tornar seu maior rival dentro do estado, o Clube Atlético Paranaense. A partida, disputada no dia 08 de junho, termina na goleada de 6x3 para o Coritiba, com quatro gols de Ninho.
1931 - O campeonato estadual torna-se um capítulo a parte na história coritibana, principalmente a decisão com o Palestra Itália, que contou com um personagem que está eternizado na história do clube, Moacir Gonçalves, o primeiro negro a vestir a camisa de um clube da capital. Moacir era treinador e jogador do Coritiba, fato comum na época. O que não era comum, eram negros na capital paranaense. Vendo sua equipe perder por 3x1, com o Palestra precisando apenas do empate, Moacir resolveu se escalar para o jogo. Faltando 20 minutos, o Coxa virou a partida, que terminou em 5x4 pro Coxa. Outro importante personagem dessa temporada foi José Fontana, um jovem gandula do Coritiba apelidado pelo capitão do time Pizzatto de "Rei dos Vagabundos", por ficar sempre deitado a espera da bola. Durante os treinos para o jogo de domingo, o goleiro titular se atrasou. Pizzatto então convocou o jovem gandula de 16 anos para o gol. Sua atuação deixou todos atônitos, e no dia seguinte foram registrá-lo na Federação para estrear já na partida de domingo. O jogo em questão, era um Atletiba na Baixada, que terminou em 1x0 pro Coxa. O melhor jogador em campo foi o goleiro, que passou a ser conhecido apenas por Rei e que, posteriormente, se tornaria o primeiro goleiro paranaense a ser convocado para defender a seleção brasileira.
1932 - No dia 19 de novembro, é inaugurado o estádio Belfort Duarte. O jogo de inauguração foi diante do América-RJ, atual campeão Carioca, que terminou em 4x2 para o time paranaense.
1949 - No dia 12 de julho, O Coritiba realiza a sua primeira partida contra uma equipe de fora do continente sul-americano, vencendo o Rapid Viena da Áustria por 4x0 na Vila Capanema. O Rapid Viena era o atual campeão austríaco.
1960 - O Coritiba campeão paranaense do ano anterior, garante vaga pa participar pela primeira vez da Taça Brasil. O clube chega até as quartas de final, após três empates contra o Grêmio-RS, a vaga a próxima fase foi decidida no cara ou coroa, sagrando-se vencedor o Grêmio.
1977 - O nome do estádio Belfort Duarte é alterado para Major Antônio Couto Pereira.
1985 - Acontece a maior glória do Coritiba e do futebol paranaense até então. Desacreditada, a equipe comandada por Ênio Andrade suplanta os desafios e conquista o título brasileiro vencendo nos pênaltis o Bangu em pleno Maracanã.
1986 - O Coxa participa da Copa Libertadores da América se tornando o primeiro time paranaense a disputar a competição. No mesmo ano é campeão paranaense e também é rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
1987 - É convidado para integrar o Clube dos 13 e participa da Copa União(Campeonato Brasileiro), mesmo tendo sofrido o rebaixamento em 1986, devido ao fato da CBF ter reorganizado o Campeonato Brasileiro naquele ano.
1989 - Fazia boa campanha no Brasileiro, mas se nega a aceitar uma mudança de calendário que fazia com que o time jogasse um dia antes do Vasco da Gama – seu adversário no grupo. O Coxa então não compareceu ao jogo contra o Santos em Juiz de Fora e foi punido pela CBF com a derrota por 1 x 0, a perda de mais 5 pontos e a queda automática para a Série B.
1992 - O Coxa consegue retornar para a primeira divisão do campeonato nacional.
1993 - Volta a cair para a Segunda Divisão Nacional.
1995 - Conseguem o vice campeonato da Série B, vendo seu maior rival Atlético Paranaense ser campeão, e o Coritiba volta a primeira divisão.
2005 - Após uma campanha aquém no Campeonato Brasileiro, o time é rebaixado para a Série B da competição.
2007 - No dia 3 de novembro, com quatro rodadas de antecedência, o Coritiba garantiu matematicamente o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro ao empatar com o Vitória no Couto Pereira. No dia 24 de novembro, valendo pela última rodada, com a vitória sobre a equipe do Santa Cruz no Estádio do Arruda, o Coxa sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.
2009 - Foi comemorado o centenário do clube, mas no primeiro semestre, a equipe perdeu o campeonato estadual para o maior rival, o Atlético Paranaense e derrotado nas semifinais da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, o clube se manteve basicamente na zona intermediária, chegando à última rodada com chances de ser rebaixado. O jogo era em casa, contra o Fluminense, e o Coritiba precisava apenas de uma vitória para evitar o descenso. O jogo terminou empatado e a combinação deste resultado com a vitória do Botafogo perante o Palmeiras por 2 a 1, resultou no rebaixamento do clube. Alguns vândalos, insatisfeitos, protagonizaram cenas de violência: invadiram o gramado para tentar agredir o árbitro e agrediram policiais, arremessando objetos. Em razão da irrefletida conduta desses vândalos, o STJD puniu o clube com a perda do mando de campo de 10 jogos e multa de 5 mil reais.
2010 - No dia 9 de novembro, com três rodadas de antecedência, o Coritiba garantiu definitivamente a volta à Série A do Campeonato Brasileiro após vencer o Duque de Caxias por 3 a 2 em São Januário. No dia 20 de novembro, ao empatar com o Icasa no Romeirão, o Coxa sagrou-se campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecedência.
2011 - O Coritiba se classificou para a final da Copa do Brasil de 2011, após vencer o Ceará, feito inédito para um clube do estado. Na final, contra o Vasco da Gama, perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 e ganhou o segundo, em casa, por 3 a 2, perdendo a disputa no critério de gols marcados fora de casa.
2012 - O clube se classificou novamente para a final da Copa do Brasil. Porém, na decisão do torneio nacional, mais uma vez ficou em segundo lugar, diante de sua torcida, com um empate (1 a 1) contra o Palmeiras.
Compartilhar Google Plus

Autor Michel McNish

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial