Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul | RS

 CAXIAS
Nome: Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul
Fundação:
10 de abril de 1935
Endereço:
Rua Thomas Beltrão de Queiroz 898, Marechal Floriano, Caxias do Sul (RS), CEP 95010-680
Telefone:
(54) 3536-7999
Mascote:
Bepe
Estádio:
Francisco Stédile (Centenário)
Capacidade:
22132 pessoas
/S.E.R.CaxiasOficial
 MASCOTE  TÍTULOS
1 Campeonato Gaúcho 2000
2 Campeonatos Gaúcho da Segunda Divisão 1953 e 2016
1 Copa FGF 2007
5 Campeonatos Citadino de Caxias do Sul 1937, 1942, 1947/48 e 1953
 ANTIGO ESCUDO
 ESTÁDIO
Estádio Francisco Stédile (Centenário)
Capacidade:
22132 pessoas
Inaugurado: 12 de setembro de 1976 (Caxias 2x1 Internacional)
Primeiro gol: Osmar (Caxias)
Recorde de público: 25128 pessoas (Caxias 1x1 Guaratinguetá em 16 de agosto de 2009)
 HINO
Letra: Dirceu Antônio Soares
Música: Antônio Messias e Dirceu Antônio Soares

Ser Caxias é ser desportista/ E um bravo honrador da história/ Seguir sempre com muita justiça/ A longa impávida senda da glória/ O passado, o suor e a esperança,/ Um presente de glória e emoção/ Jubilando os nossos desportos, consagrados/ por esta nação.

Meu sangue é grená e azul/ Aliado ao branco pureza/ Me dá vida e orgulho, ô Caxias/ A minha alegria é a tua grandeza./ Ô bandeira em punho desfraldada/ Tu hás de muito brilhar/ nosso povo cheio de fervor/ Na alegria ou na dor há de sempre gritar...breve
 CRONOLOGIA
1935 - O Caxias foi fundado em 10 de abril, numa fusão dos clubes Rio Branco e Rui Barbosa, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo. As circunstâncias que envolveram o surgimento do Grêmio Esportivo Flamengo, (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival. O Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Rui Barbosa, Sílvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes. Eles pensavam que se unindo forças iriam ter condições para enfrentar os maiores rivais especialmente, o Juventude.
1971 - O Flamengo uniu-se ao seu maior rival, o Juventude, formando a Associação Caxias de Futebol, em 14 de dezembro, que usava uniforme preto e branco.
1975 - O Juventude desfez a sociedade e voltou ao futebol. Em 17 de outubro, uma assembleia votou pela troca do nome e a volta da camisa com as cores do Flamengo. Em 28 de novembro do mesmo ano foi aprovada a reforma dos estatutos, onde a Associação Caxias de Futebol ficava desativada e o Grêmio Esportivo Flamengo passava a se chamar Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Os empresários da cidade apoiaram financeiramente a equipe, desde que ela levasse o nome da cidade. Nessa mudança voltaram às cores tradicionais do Flamengo: o grená, o azul e o branco.
1976 - A construção do Estádio Centenário, em sete meses, e a participação do time no campeonato brasileiro, representaram a primeira etapa no trabalho do então presidente e hoje patrono do clube, Francisco Stedile. Time e estádio eram condições fundamentais para a entrada do Caxias no grupo dos grandes clubes do futebol brasileiro. O Caxias iniciou sua participação no campeonato mais importante do país como o primeiro representante do interior do Rio Grande do Sul. Naquele ano, o Caxias estreou contra o Santos de Pelé, no Pacaembu. A competição reuniu 54 clubes e o Caxias terminou em 15º lugar, somando 25 pontos.
1978 - O Caxias teve seu melhor desempenho no campeonato nacional. Numa competição que reunia 74 equipes, o Caxias ficou com a 10º colocação, e por pouco não chegou as quartas de finais.
1991 - O Caxias disputou sua primeira Copa do Brasil, sendo eliminado nas Quartas de final pelo Goiás-GO.
2000 - O Caxias brilha após conquistar seu primeiro estadual, vencendo o Internacional, Grêmio e Juventude, as três maiores potências do estado. Após fazer 3 a 0 no Grêmio em casa e empatar fora.
2001 - O clube chegou bem perto de retornar para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, terminando em 3º lugar (classificavam-se 2 clubes) na Série-B. Foi desclassificado após jogo tumultuado contra o Figueirense, em Florianópolis (SC), quando a partida terminou antes do tempo regulamentar devido a uma invasão da torcida local.
2005 - No ano de aniversário dos 70 anos do clube não houve muito o que comemorar, pois o clube foi rebaixado ao Campeonato Brasileiro Série C.
2015 - Após uma campanha péssima no Gauchão, com apenas 3 vitórias em 15 jogos, a equipe termina em 14º lugar e foi rebaixada para a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. No mesmo ano também foi rebaixado no Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão.
2016 - O Caxias ao disputar o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão acabou tornando-se campeão após um Quadrangular final entre Pelotas, Brasil de Ferroupilha e União Frederiquense.
Compartilhar Google Plus

Autor Michel McNish

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial