Fluminense Futebol Clube | SC

 FLUMINENSE
Nome: Fluminense Futebol Clube
Fundação:
24 de outubro de 1948
Endereço:
Rua Florianópolis 1600, Itaum, Joinville (SC), CEP 89210-086
CNPJ:
83.239.681/0001-72
Telefone:
(47) 3034-7807
Mascote:
Estádio:
Caldeirão do Itaum
Capacidade:
/fluminensedejoinville
 MASCOTE  TÍTULOS

4 Campeonatos Joinvilenses 1965/66/67 e 1971
 ANTIGO ESCUDO
 ESTÁDIO
Caldeirão do Itaum
Inaugurado:
22 de agosto de 1982
 HINO
Em breve
 CRONOLOGIA
1948 - O Fluminense Futebol Clube, do bairro Itaum de Joinville, foi fundado em 24 de Outubro, num terreno na rua Voluntários da Patria, próximo á Igreja São Judas Tadeu e surgiu para substituir os pequeninos São Paulinho FC e Estrela FC. A escolha do seu nome inicialmente foi motivo de discórdia, já que a turma dividia-se entre botafoguenses e tricolores. Para encerrar maiores discussões, foi feita uma votação, onde prevaleceu a sugestão dos tricolores.
1952 - Filiou-se á Liga Joinvilense de Futebol e disputou o Campeonato da Terceira Divisão de Amadores da Cidade, ficando com o vice-campeonato ao perder o título para o Cometa FC.
1953 - Foi novamente vice-campeão da Terceirinha, desta vez perdendo o título para o Boa Vista FC.
1954 - O tricolor voltou a dedicar-se aos jogos amistosos e aos animados festivais esportivos e ‘torneios do porco’ que eram bem mais animados que os campeonatos oficiais.
1957 - Voltou ás competições da Liga Joinvilense de Futebol, jogando a Segunda Divisão de Amadores, que devido a extinção da Terceira Divisão, contava sempre com muitos clubes na disputa. Na edição deste ano, além do Fluminense, tomaram parte o Santos, Estrela da Vila Baumer, Sulista, Aviação, Aventureiro, Prefeitura, Arsenal, Internacional, União Boa Vista e Almirante. Após fazer um turno apenas razoável, o Fluminense recuperou-se no returno e liderou a classificação até a penúltima rodada, quando foi ultrapassado pelo Santos que acabou sendo o campeão.
1958 - A Liga Joinvilense de Futebol criou a Primeira Divisão Extra de Profissionais, composta dos principais clubes da cidade (Caxias, América, CA Operário e São Luiz) e que tinha como principal finalidade indicar o representante joinvilense no Campeonato Estadual. Com isto, a Primeira Divisão de Amadores, passou a chamar-se Primeira Divisão Extra de Amadores e abriu novas vagas, uma das quais foi ocupada pelo Fluminense. Este campeonato contava com 10 clubes e foi bastante extenso tendo terminado somente em maio de 1959. Com uma campanha brilhante e surpreendente, o Fluminense alcançou o vice-campeonato, perdendo a decisão para o famoso Floresta FC (atual Sociedade Floresta de Joinville), num classico que ganhou o apelido de ‘Flo-Flu’. A decisão do titulo foi decidida em cinco jogos tiveram que ser realizados para apontar o campeão. Para fechar a disputa com chave de ouro, o quinto jogo, realizado em 4 de maio de 1959, foi interrompido aos 35 minutos do segundo tempo, por conta de um temporal, quando o placar apontava 3 a 3. Sem poder mais esperar para decidir o campeonato, a Liga marcou os 10 minutos restantes para a terça-feira, dia 6, onde o Floresta fez 1 a 0 e sagrou-se campeão.
1959 - A Primeira Divisão Extra de Amadores contou com a presença dos ex-profissionais CA Operário e São Luiz, o que fortaleceu muito a competição que além do Fluminense, contou ainda com a participação de Floresta, Glória, Santos e Estiva. Tendo dois adversários mais qualificados pela frente, desta vez a sua campanha foi apenas modesta, terminando apenas na 4ª colocação.
1960 - O Fluminense mudou completamente de patamar passando a integrar a Primeira Divisão Extra de Profissionais que nesta ocasião, era composta apenas por Caxias, América e pelo seu grande rival, o Floresta. A campanha do tricolor foi surpreendente e o levou a um inimaginável vice-campeonato da cidade, somando 7 pontos, apenas um a menos que o campeão Caxias. Neste ano o clube também começou a construção de sua sede social, localizada no início da rua Monsenhor Gercino e para viabiliza-la, realizou diversos festivais e rifas que renderam um bom dinheiro aos seus cofres. Esta sede que ficou mais conhecida como ‘Salão do Fluminense’ foi durante duas décadas o principal ponto de encontro dos jovens do Itaum, que na pacata e germânica Joinville dos anos 1960 e 1970, era tido como o bairro da turma da pesada, do samba e da boemia. O vice-campenato da Liga credenciou o Fluminense a disputar Campeonato Catarinense de 1960, que contou com a participação de quase 26 clubes divididos em 5 Zonas Regionais. Os Bailarinos do Itaum ficaram alocados na Zona Norte, junto com o América de Joinville, Acaraí e Baependi de Jaraguá do Sul, Atlético e Ipiranga de São Francisco do Sul, que jogariam entre si em turno e returno em disputa de duas vagas na próxima fase. Após um inicio promissor, com duas vitorias em três jogos, o Fluminense acabou perdendo o folego no decorrer da competição e terminou apenas em 5º lugar com 6 pontos ganhos, bem atrás de Baependi e Ipiranga com 16 pontos, América com 11 e Atlético com 7 e á frente apenas do Acaraí que somou 4.
1964 - Após ficar um ano ausente dos gramados oficiais, o Fluminense voltou a disputar o Campeonato da Primeira Divisão Extra de Profissionais da Liga Joinvillense de Futebol, que nesta ocasião, já não contava mais com Caxias e América que disputavam somente o Campeonato Estadual, junto com a AA Tupy, mais nova força do futebol da cidade. Deste modo, o campeonato local contava com participantes modestos como os velhos São Luiz e Glória e os emergentes Juventus, Aventureiro, Sulista, Estrela da Vila Baumer e Santos. Nem assim, o Fluminense conseguiu destacar-se na competição, ficando longe da briga pelo titulo que ficou com o Juventus.
1965 - O Fluminense voltou aos dias de glória ao vencer o Campeonato da Primeira Divisão Extra de Profissionais de forma incontestável, batendo no jogo decisivo o Juventus por 8 a 1.
1966 - A Primeira Divisão foi inchada com a participação de 12 clubes, sendo quatro a mais que o ano anterior, incluindo a AA Tupy, que após uma frustrada experiência no Campeonato Estadual, voltou suas forças para o campeonato local. Conforme era esperado, Fluminense e Tupy disputaram o titulo palmo á palmo e no jogo decisivo, realizado em 07 de maio de 1966, coube ao Fluminense conquistar o bicampeonato com uma grande vitória de 4 a 1 sobre o mais novo rival.
1967 - O Fluminense atingiu seu auge ao conquistar o tricampeonato da Primeira Divisão Extra de Profissionais. Novamente o principal adversário do clube do Itaum foi a Tupy que teve que amargar mais um vice-campeonato quando na última rodada o rival garantiu o empate que lhe bastava diante do Estrela da Vila Baumer. Com 3 pontos a mais na classificação geral que a Tupy, o Fluminense sagrou-se tricampeão.
1971 - O Fluminense retomou a liderança do futebol local ao conquistar o Campeonato da Primeira Divisão Extra de Profissionais. O jogo decisivo ocorreu no Estádio da Tupy e colocava frente a frente os dois rivais em condição de igualdade, porém, nesta época, rolava um tabu de que a Tupy era freguês do tricolor e não conseguia vence-lo de forma alguma. Mais de 6 mil pessoas acompanharam a decisão e viram Franklin marcar o gol solitário que garantiu o quarto e último titulo joinvillense da historia do tricolor do Itaum.
1972 - No campeonato da Liga Joinvilense, a Tupy deu o troco no Fluminense e sagrou-se campeã da cidade após empatar com o tricolor em 0×0 no jogo decisivo.
1974 - Assim como em 1973, o Fluminense amargou mais dois vice-campeonatos, desta vez perdendo para a SER Tigre que contava em seu elenco com antigos tricolores como Anivaldo e Lôlo.
1978 - A partir desse ano o clube deu inicio ás obras de construção de seu primeiro estádio próprio. O terreno onde seria construído o estádio pertencia á Prefeitura Municipal que o concedeu ao clube através de um Termo de Permissão de Uso. A área era extensa e com uma localização privilegiada, no final da rua Florianópolis, uma das principais vias do bairro.
1982 - O Caldeirão do Itaum, nome pelo qual o Estádio é conhecido até hoje, é solenemente inaugurado em 22 de agosto, com um torneio quadrangular sênior vencido pelo Caxias.
1993 - O tricolor foi vice-campeão da Primeira Divisão, perdendo o título para o América que iniciava uma hegemonia no futebol amador local.
2003 - Assim como em 2002 as atuações do Fluminense na Primeira Divisão foram muito fracas, culminando com um inédito rebaixamento para a Segunda Divisão.
2004 - Na Segundona o tricolor do Itaum pintou como favorito á conquista do título, e todos estavam ávidos para ver o clube colocar um novo troféu na sua galeria, no entanto, a disputa foi bem mais dura que o esperado. O duelo pelo acesso, na fase semifinal diante do Operário do bairro Cubatão foi dramático e na final a equipe tricolor não foi páreo para o novato Sercos, do Bairro Costa Silva, que alcançou o titulo de forma surpreendente.
2005 - Pela Primeirona o Fluminense deixou uma boa impressão no futebol amador local. Após um turno desastroso onde ficou na lanterna entre 10 participantes, surpreendeu a todos ao conquistar o returno, credenciando-se para a semifinal do campeonato, onde foi eliminado pela Serrana que na final perdeu o titulo para a surpreendente Sercos.
2006 - O clube fez a pior campanha de sua historia, terminando a Primeirona na 12ª e ultima colocação. Em crise financeira e existencial, deixou de disputar os campeonatos nos dois anos seguintes.
2009 - Decidiu voltar ás disputas dos campeonatos oficiais, mas teria que começar tudo de novo, tendo que encarar a Terceira Divisão do Futebol Amador local, um verdadeiro porão para um clube de tamanha tradição. Com um time sem qualquer investimento, apostando nos jovens jogadores das suas escolinhas, o Fluminense fez campanhas discretas e ainda teve que amargar um pseudo-clássico Fla-Flu contra o modestíssimo Flamenguinho do vizinho bairro Fátima, cenário bem distante dos eletrizantes Flo-Flu da década de 1960.
2014 - Em março, João Gaspar da Rosa deixou a presidência do clube após 38 anos, não sem antes indicar o seu sucessor: o gestor Anelísio Machado. Entusiasta do futebol, já que há vários anos vinha investindo no futebol amador, o diretor da Faculdade Assessoritec logo deu inicio a um projeto audacioso e surpreendente: recolocar o Fluminense no futebol profissional. A estreia no campeonato principal deu-se em Agosto e como o depreciado Estádio do Caldeirão do Itaum não reunia condições mínimas de receber um jogo profissional, a alternativa foi mandar seus jogos na Arena Joinville. O publico de 600 pessoas na estreia foi bastante animador, porem, no decorrer da competição, a campanha fraca e a falta de apoio das rádios e demais órgãos da imprensa local fizeram com que o interesse do publico diminuísse culminando com apenas 50 pagantes no ultimo jogo.
Alocado no Grupo A da competição, o Fluminense não conseguiu avançar de fase nos dois turnos do campeonato.
2016 - O clube chegou às finais da Terceira Divisão do Catarinense contra o Atlético Itajaí. Com uma derrota no primeiro jogo por 6 a 2, em Itajaí, e uma vitória no segundo jogo por 3 a 1 em Joinville, o clube acabou com o vice campeonato, não conquistando o acesso.
2017 - Em ofício enviado à Federação Catarinense de Futebol no dia 24 de março, o Clube Atlético Itajaí pede afastamento do clube de competições oficiais pelo período de um ano. Com isso o Fluminense de Joinville conquista o acesso para a Segunda Divisão. Estreando na Segundona Catarinense o tricolor fica na 8ª colocação entre 10 clubes.
Compartilhar Google Plus

Autor Michel McNish

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial