Goiás Esporte Clube | GO

 GOIÁS
Nome: Goiás Esporte Clube
Fundação: 6 de abril da 1943
Endereço: Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu 721, Setor Serrinha, Goiânia (GO), CEP 74823-030
Telefone: (62) 3546 4848/ 3546-4800
Mascote: Periquito
Estádio: Hailé Pinheiro (Serrinha)
Capacidade: 6300 pessoas
 MASCOTE  TÍTULOS
2 Campeonatos Brasileiro da Segunda Divisão 1999 e 2012
3 Copa Centro-Oeste 2000/01/02
25 Campeonatos Goiano 1966, 1971/72, 1975/76, 1981, 1983, 1986/87, 1989/90/91, 1994, 1996/97/98/99/00, 2002/03, 2006, 2009
, 2012/13 e 2015
 ANTIGOS ESCUDOS
 ESTÁDIO
Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha)
Capacidade: 6300 pessoas
Inaugurado: 8 de fevereiro de 1995 (Goiás 0x2 Kashima Antlers-JAP)
Recorde de Público: 8000 pessoas (8 de fevereiro de 1995 - Goiás 0x2 Kashima Antlers-JAP)
 HINO
Letra e Música: Paulo Sérgio Vale, Tavito e Regininha

Eu sou Goiás Esporte Clube/ Eu sou Goiás, eu sou Goiás e vou gritar/ Até o peito me doer/
Até perder a voz eu sou Goiás/ Eu sou Goiás até morrer/ Eu sou Goiás, eu sou Goiás de coração/
Cada vez nossa torcida cresce mais/ Eternamente serei Goiás

Nosso Clube é a nossa glória/ A nossa garra, nossa gente, nossa história/ O amor pela nossa bandeira/ É para nós a maior vitória

Nosso Clube é a nossa glória/ Nossa garra, nossa gente, nossa história/ A vida toda eu vou torcer/ Eu sou Goiás, Goiás, até morrer

Eu sou Goiás Esporte Clube/ Eu sou Goiás, eu sou Goiás e vou gritar/ Até o peito me doer/ Até perder a voz eu sou Goiás/ Eu sou Goiás até morrer/ Eu sou Goiás, eu sou Goiás de coração/
Cada vez nossa torcida cresce mais/ Eternamente serei Goiás/ Cada vez nossa torcida cresce mais/ Eternamente serei Goiás
 CRONOLOGIA
1943 - No dia 6 de abril, um grupo encabeçado pelos irmãos paulistas Lino e Carlos Barsi decide fundar, sob um poste de luz na esquina das ruas 4 e 7, um clube de Futebol e Regatas. Lino, filho de italianos e simpatizantes da cor verde tinha a intenção de dar ao novo clube o nome de Palestra Itália. Foi voto vencido e acabou sendo escolhido o nome de Goiáz Esporte Clube. Para as cores do clube foram escolhidos: o verde da esperança e o branco da paz. Pouco tempo depois, a nova equipe disputou seu primeiro jogo, foi contra o Atlético Goianiense e nesse jogo o Goiás utilizou seu primeiro uniforme, camisas verde atravessada por uma faixa horizontal branca, doado pelo América de Belo Horizonte (a doação porém foi de apenas nove camisas, sendo necessário completar o uniforme com duas camisas brancas.
1944 - Participa do primeiro campeonato do Estado de Goiás, onde participavam apenas clubes da capital.
1960 - Compra o terreno da Serrinha, atual sede oficial do clube.
1965 - Após 22 anos de fundação, e sem ter ainda obtido nenhum título, o Goiás EC faz a pior campanha de sua história sendo obrigado a disputar uma partida desempate, contra a equipe da Sociedade Esportiva Riachuelo, para evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão do Futebol Goiano.
1966 - No velho estádio Olímpico Pedro Ludovico, bem no centro de Goiânia e antecessor do Serra Dourada, vence por 4 a 2 ao Vila Nova e conquista seu primeiro campeonato estadual. Com essa vitória começa a abandonar a alcunha de "Clube dos 33" (alusão dos rivais a quantidade de torcedores do Goiás) para se transformar aos poucos no clube mais popular do Estado
1973 - Participa pela primeira primeira vez do Campeonato Brasileiro.
1983 - Primeira equipe a jogar no exterior. Joga na cidade italiana de Catânia contra a equipe local (na época na Primeira Divisão do Campeonato Italiano)
1989 - Em uma área de 526 mil metros quadrados começam as obras da construção de um estádio próprio para 33 mil espectadores.
1990 - Torna-se Vice Campeão da Copa do Brasil, perdendo a final para o Flamengo.
1993 - Fica na 26ª colocação do Campeonato Brasileiro e é rebaixado para a Segundona.
1994 - Vice Campeão da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, retorna à Primeira Divisão.
1995 - No dia 8 de fevereiro inaugura, com uma partida amistosa contra o Kashima Antlers do Japão, o Estádio da Serrinha.
1998 - Fica na 22ª posição e é novamente rebaixado para a Segundona
1999 - Conquista o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão
2000 - Na final do Goiano o Vila Nova não compareceu á final contra o Goiás em protesto contra decisões da federação. O caso foi estudado pela federação e o Vila Nova foi rebaixado para a Segunda Divisão. Já o Goiás, se tornou Pentacampeão Estadual.
2002 - Torna-se Tricampeão da Copa Centro-Oeste sobre o Gama-DF.
2003 - O Alviverde é bi estadual, semifinalista da Copa do Brasil e notabiliza-se com uma impressionante campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro, quebrando vários recordes e partindo da lanterna para o 9º lugar. Ao lado de Araújo e Grafite, Dimba forma uma temida linha de frente e alcança a artilharia do Brasileirão, com 31 gols.
2004 - Participa de seu primeiro torneio internacional, a Copa Sul-americana. Elimina o Atlético Mineiro na primeira fase, mas pára no Cruzeiro. No Campeonato Brasileiro, faz bonito mais uma vez e termina na 6ª posição.
2005 - O clube termina o campeonato Brasileiro na terceira posição, melhor colocação na história do clube, conquistando vaga na Libertadores.

2006 - O Alviverde disputa sua primeira Copa Libertadores da América e não decepciona, é líder do seu grupo e um dos melhores classificados no geral do torneio, é eliminado nas oitavas de finais pelo Estudiantes da Argentina pelo critério do gols marcados fora de casa, terminando a competição em nono lugar.
2007 - Umas das piores campanhas do Goiás em Campeonatos Brasileiros. A equipe realizou uma "final" com o Corinthians no Estádio Serra Dourada, que acabou empatado o jogo em 1-1, com o Goiás perdendo um pênalti. Porém, decidindo na última rodada do campeonato com o rebaixamento inédito do Corinthians e a permanência do Goiás na Elite do Futebol Brasileiro.
2008 - O Goiás foi surpreendido no Campeonato Goiano pelo Itumbiara, terminando como vice-campeão. No Brasileirão, o Alviverde terminou na oitava colocação, classificando-se para a Copa Sul-americana de 2009.
2009 -
Conquistou o Campeonato Goiano sobre o Atlético Goianiense e com a melhor campanha da competição. O clube foi eliminado (de forma invicta) nas oitavas-de-final da Copa do Brasil pelo Fluminense. Terminou o Brasileiro em 9º lugar. Na Copa Sul-americana o Goiás foi eliminado para o Cerro Porteño nas oitavas e terminou a competição em 12º lugar.

2010 -
No Campeonato Goiano, terminou em 4º lugar. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Vitória nas oitavas de final. No Campeonato Brasileiro, acabou sendo rebaixado à Série B com duas rodadas de antecedência. Apesar do rebaixamento no Brasileirão, chegou a sua primeira final em uma competição internacional, na Copa Sul-Americana de 2010, eliminado de forma heroica, o Palmeiras, no Pacaembu. Após vencer o Independiente (ARG), no Serra Dourada lotado, o Goiás sentiu a decisão e perdeu a vantagem que tinha conquistado no primeiro tempo. Lutou muito no segundo tempo e na prorrogação, mas perde nos pênaltis e fica com o vice-campeonato.

2011 - Vice-campeão do Campeonato Goiano, perdendo a final para o rival Atlético-GO. Eliminado pelo São Paulo nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro da Série B, o time goiano faz uma campanha razoável no primeiro turno, mas passa por problemas durante boa parte do campeonato, quase chegando na parte de baixo, mas ainda lutou no finalzinho pelo acesso, com remotas chances, após uma sensacional arrancada, porém não conseguiu retornar a Série A. E pela primeira vez, passou duas temporadas consecutivas na Série B.
2012 - Campeão do Campeonato Goiano, dono da melhor campanha na primeira fase, terminando a fase de classificação em primeiro lugar, tendo vencido seu principal oponente ao título, o Atlético-GO em duas oportunidades. Sagrou-se campeão, ao passar com facilidade pelo seu rival Vila Nova e ao obter dois empates na final contra o Atlético-GO. Eliminado pelo São Paulo nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Campeão Brasileiro da Série B com a melhor defesa e o segundo melhor ataque, e com 78 pontos.
2013 -
Bicampeão do Campeonato Goiano, ganhando do rival Atlético-GO. Chegou até a semifinal da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Flamengo, que venceu os jogos por 2 a 1. Fez uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, brigando por uma vaga na Libertadores, o que não aconteceu devido a uma derrota em pleno Serra Dourada para o Santos por 3 x 0, assim culminando na 6° colocação no campeonato.

2014 - Podendo conquistar o título invicto, o Goiás acabou com o vice-campeonato do Campeonato Goiano, após perder o jogo e a invencibilidade para o rival Atlético Goianiense no último lance da partida. Foi eliminado logo na primeira fase da Copa do Brasil pelo Botafogo-PB. Na Copa Sul-Americana, acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo Emelec (EQU) nos pênaltis. Com um time jovem e sem empolgar o torcedor, ficou no meio de tabela do Campeonato Brasileiro.
2015 -
Mesmo sem empolgar a torcida, Goiás conquista o título do Campeonato Goiano derrotando a Aparecidense na decisão no Serra Dourada. Além do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Verdão foi eliminado pelos modestos Ituano e Brasília nas Copas do Brasil e Sul-Americana, respectivamente.
Compartilhar Google Plus

Autor Michel McNish

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial