Nova Iguaçu Futebol Clube | RJ

 NOVA IGUAÇU
Nome: Nova Iguaçu Futebol Clube
Fundação: 1º de abril de 1990
Endereço: Avenida Governador Roberto Silveira 1357, Nova Iguaçu (RJ), CEP 26285-060
Telefone:
(21) 2768-6192
Mascote:
Laranjinha
Estádio:
Jânio Moraes (Laranjão)
Capacidade:
1810 pessoas
/OficialNIFC
 MASCOTE  TÍTULOS
3 Campeonatos Carioca da Segunda Divisão 2005, 2008 e 2016
2 Copas Rio 2008 e 2012
1 Campeonato Carioca da Terceira Divisão 1994
 ANTIGO ESCUDO
 ESTÁDIO
Estádio Jânio Moraes (Laranjão)
Capacidade:
1810 pessoas
Inaugurado: 19 de julho de 2009 (Nova Iguaçu 1x0 Seleção Iguaçuana)
Primeiro gol: Alex Faria (Nova Iguaçu)
 HINO
Salve o “Fruto da Terra”/ Nova Iguaçu traz com orgulho seu brasão/Onde brilham duas cores/ Laranja e branco no seu pavilhão.

Primeiro de abril é sua glória/ É um marco na história desse clube vencedor/ Com amor e alegria dia e noite, noite e dia vou/ aonde ele for.

Suas vitórias têm um gosto especial/ E a derrota é um fato acidental.

Nova Iguaçu/ Futebol, paixão e arte/ És um grande baluarte/ No esporte nacional.

Nova Iguaçu/ Futebol, paixão e arte/ És um grande baluarte/ No esporte nacional.
 CRONOLOGIA
1990 - Foi findado, no dia 1º de abril, o Nova Iguaçu Futebol Clube. Por iniciativa de 25 profissionais liberais e idealizado pelo diretor presidente Jânio Moraes, o projeto era fazer do futebol uma opção de vida, principalmente para as crianças. O início aconteceu numa sala de 40 metros quadrados, na Rua Topázio 10, no centro de Nova Iguaçu. A cor adotada foi o laranja, em alusão ao título de Terra da Laranja recebido pelo município, um dos maiores exportadores de laranja da década de 30.
1991 - Os dirigentes do Nova Iguaçu obtiveram a posse de um terreno de 135.000 metros quadrados para a construção de seu Centro de Treinamento através do então secretário de Esportes do Governo Fernando Collor, o ex-jogador Zico.
1994 - Estreia no futebol profissional na Terceira Divisão. Na primeira fase, se classificou em segundo, atrás somente do América de Três Rios. Na fase final, se habilitou à final contra o Goytacaz Futebol Clube, vencendo-o nos penâltis por 3 a 2, pois a partida terminou sem contagem no marcador. Foi o primeiro título da equipe comandada pelo técnico Paulo César.
1995 - O clube laranja da Baixada Fluminense passou para o chamado Módulo Intermediário. Na primeira fase ficou em quarto lugar, sendo superado por Barra Mansa Futebol Clube, Bayer Esporte Clube e Bonsucesso Futebol Clube. Naquele ano Barra Mansa e Bayer não foram promovidos à Primeira Divisão por uma polêmica decisão da FFERJ que culminou com o afastamento desses dois times do futebol profissional. O Bayer jamais retornaria à disputa de um campeonato profissional por conta daquela injustiça.
1996 - O Módulo Intermediário virou Divisão Especial, mas continuou na prática como uma Segunda Divisão. No primeiro turno, o Nova Iguaçu ficou em quarto lugar. No segundo, foi o segundo, disputando o título do turno contra o Friburguense Atlético Clube, vencendo-o nos pênaltis por 6 a 5, após 1 a 1 no tempo regulamentar. O título o favoreceu a disputar a final contra o vencedor do primeiro turno, a Associação Atlética Portuguesa, que venceu por 2 a 0, sendo campeã daquele ano.
1997 - A agremiação se licenciou dos campeonatos de âmbito profissional.
1998 - Volta no mesmo Módulo Especial, a Segunda Divisão da época. A campanha é fraca, e o clube fica em penúltimo em sua chave na primeira fase, acima apenas do Goytacaz Futebol Clube, e atrás de Associação Atlética Portuguesa e Campo Grande Atlético Clube, que se classificaram, e o Duquecaxiense Futebol Clube.
1999 - A campanha é melhor. O clube se classifica em segundo em sua chave na primeira fase, atrás somente da Associação Desportiva Cabofriense. Na segunda fase, perde a vaga para o Macaé Sports, que iria à final contra o campeão daquele ano, o Serrano Foot Ball Club.
2000 - Se classifica em primeiro na fase preliminar do campeonato, que passou a se chamar Módulo Extra, superando Esporte Clube Barreira, Mesquita Futebol Clube, que se classificaram, além de Rubro Social Esporte Clube e Everest Atlético Clube, que foram eliminados. Na segunda fase terminou em quarto, sendo eliminado, ficando atrás de CFZ do Rio Sociedade Esportiva, São Cristóvão de Futebol e Regatas e o Macaé Sports.
2001 - Se licencia novamente dos campeonatos de âmbito profissional, feito repetido no ano seguinte.
2003 - Não se classificou para a fase final, ficando apenas em sexto em sua chave, sendo superado por Associação Atlética Portuguesa e Volta Redonda Futebol Clube.
2004 - Se classificou em primeiro em sua chave, se habilitando para a fase final. Nesta, acabou em último, quarto lugar, sendo superado pelo campeão Volta Redonda Futebol Clube, Boavista Sport Club e Angra dos Reis Esporte Clube.
2005 - See classificou como líder de sua chave na primeira fase. Na fase final, disputa sob pontos corridos, se sagrou campeão e promovido à Primeira Divisão pela primeira vez em sua história, superando Bangu Atlético Clube, Angra dos Reis Esporte Clube e Boavista Sport Club.
2006 - Disputa finalmente a elite do futebol do Rio de Janeiro. No primeiro turno, chamado de Taça Guanabara, o clube ficou na terceira colocação, não se classificando para as finais do turno, sendo superado por Americano Futebol Clube e Associação Desportiva Cabofriense, mas surpreendentemente na frente de Fluminense Futebol Clube, Clube de Regatas do Flamengo e Associação Atlética Portuguesa. No segundo turno, chamado de Taça Rio, a campanha é fraca, e a agremiação termina em último em sua chave. No cômputo geral, foi décimo lugar.
2007 - O Nova Iguaçu termina em último lugar na sua chave na Taça Guanabara. Na Taça Rio, fica novamente na rabeira da classificação, sendo rebaixado para a Segunda Divisão. Conseguira a façanha de permanecer dois anos na elite do futebol do Rio de Janeiro.
2008 - O Nova Iguaçu conquistou a Copa Rio ao derrotar nos jogos finais o Americano, por 1 a 0 no Estádio Giulite Coutinho e por 3 a 2 no Estádio Godofredo Cruz. No Estadual da Segunda Divisão, se classifica na primeira fase em sua chave em quarto lugar, sendo superado apenas por Bangu Atlético Clube, Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube e Angra dos Reis Esporte Clube. Na segunda fase se classifica em segundo, sendo superado apenas pelo CFZ do Rio Sociedade Esportiva. Na fase seguinte, acaba eliminado ao ficar em terceiro, sendo superado pelos classificados Olaria Atlético Clube e Esporte Clube Tigres do Brasil. Naquelo ano seriam promovidos Bangu Atlético Clube e Esporte Clube Tigres do Brasil. Inaugura o estádio Jânio Moraes, conhecido como Laranjão.
2009 - Disputa a Segunda Divisão do Campeonato Estadual, o time perdeu um grande reforço que logo depois viria a ser destaque do barcelona que era o Pedro Gimenez, atacante. Mas não obtém grande sucesso, sendo eliminado na segunda fase da competição e sequer conquistando vaga para a Copa Rio.
2010 - Conquista o acesso de volta à Série A com o segundo lugar na Série B.
2013 - Competiu pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Futebol da Quarta Divisão, por ter vencido a Copa Rio em 2012. Mas não conseguiu se firmar na competição e com apenas 2 vitórias, foi eliminado ainda na primeira fase.
2014 - Fez uma campanha razoável no Campeonato Carioca de Futebol, terminando como 8º colocado, somando 19 pontos, com 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. Na Copa Rio o clube fez uma campanha também razoável, mas não conseguiu se classificar para a segunda fase.
2015 - O Nova Iguaçu fez uma campanha muito ruim, e acabou rebaixado para a Série B. Com a pior campanha o Nova Iguaçu foi beneficiado com a punição de 15 pontos imposta ao Barra Mansa Futebol Clube por escalação irregular de jogadores. Com isso o Nova Iguaçu deixou a última posição, e terminou o campeonato com a mesma pontuação do Boavista Sport Club, o regulamento previa 2 rebaixados, e em caso de empates em pontos haveria 2 jogos em campo neutro. A primeira partida foi no Estádio de Moça Bonita e o Boavista Sport Club venceu por 3 a 0, e no segundo jogo no Correão o Boavista Sport Club venceu por 2 a 0, e se manteve na Primeira Divisão.
2016 - Pela Segunda Divisão do Carioca, o clube tornou-se campeão após um triangular final entre o Campos Atlético Associação e Associação Desportiva Itaboraí.
Compartilhar Google Plus

Autor Michel McNish

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial