Clube Atlético Bragantino | SP

 BRAGANTINO
Nome: Clube Atlético Bragantino
Fundação: 8 de janeiro de 1928
Endereço: Rua Emílio Colela s/nº, Jardim Nova Bragança, Bragança Paulista (SP), CEP 12914-410
Telefone: (11) 2277-1036/ 2277-1035
Mascote:
Leão
Estádio:
Nabi Abi Chedid (Nabizão)
Capacidade:
17128 pessoas
/bragantino
 MASCOTE  TÍTULOS
1 Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão 1989
1 Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão 2007
1 Campeonato Paulista 1990
2 Campeonatos Paulista da Segunda Divisão 1965 e 1988
1 Campeonato Paulista da Quinta Divisão 1979
3 Campeonatos Bragantinos 1963/64/65
 ANTIGO ESCUDO
 ESTÁDIO
Estádio Nabi Abi Chedid (Nabizão)
Capacidade:
17128 pessoas Inaugurado: 1949 (Bragantino 2x1 Mogiana de Campinas)
Primeiro gol: Sacadura (Bragantino)
Recorde de público: 26000 pessoas (Bragantino 1x1 Novorizontino em 26 de agosto de 1990)
Antigo nome: Marcelo Stéfani
 HINO
Chegou a hora da luta/ É o alvinegro em ação/ Bragança toda se inflama/ Massa Bruta campeão

Na força de uma raça/ Na luta já vencida/ Ergamos sempre uma taça/ Pra grande fiel torcida

Bragantino o melhor/ Primeiro em emoção/ No campo é o maior/ Arrebenta coração

Defesa bem guardada/ A arte no meio do campo/ Velocidade no ataque/ E a bola entrando no canto

Olê olê olê olá/ A Massa Bruta só joga pra ganhar

Vamos lá rapaz/ Vamos lá menino/ Venham vamos todos/ Futebol é Bragantino.
 CRONOLOGIA
1928 - No dia 8 de janeiro, dissidentes do Bragança Futebol Clube, fundam o Clube Atlético Bragantino, com as cores preta e branca.
1949 - Participa pela primeira vez do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Profissionais.
1965 - Após participar regularmente dos campeonatos de acesso durante 15 anos, vence o Campeonato Paulista da Segunda Divisão e conquista o acesso principal à categoria do futebol do Estado.
1966 - O último lugar no Campeonato Paulista da Primeira Divisão provoca a volta do clube para a Segunda Divisão.
1988 - Campeão Paulista da Segunda Divisão sobre a Catanduvense.
1989 - O Clube Atlético Bragantino sagrava-se Campeão Brasileiro da Segunda Divisão, vencendo o São José Esporte Clube, garantindo assim acesso à Primeira Divisão do Futebol Nacional. Neste mesmo ano, o Bragantino eliminou o invicto Palmeiras no Campeonato Paulista e acaba ficando com a 4ª colocação.
1990 - No Campeonato Paulista, a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo enfrentaria o Novorizontino na final, sagrando-se campeão do Campeonato Paulista da Primeira Divisão. No mesmo ano o clube estreava na elite do futebol nacional, terminando na oitava colocação entre os 20 clubes que disputaram essa edição.
1991 - Após terminar em segundo lugar na primeira fase do Brasileirão o time se classifica para as semifinais do campeonato nacional, enfrentando o Fluminense do Rio de Janeiro, que havia se classificado em quarto lugar. O clube enfrentou e eliminou o Tricolor Carioca no Maracanã e se classificou para a grande final, ficando frente a frente contra o São Paulo. Na partida realizada no Morumbi terminou 1 a 0 para o time da capital. O segundo e decisivo jogo foi em Bragança Paulista, no então Estádio Marcelo Stéfani. Porém, o Alvinegro tentou mas não conseguiu furar a zaga adversária, empatando em 0 a 0 e deixando o título na mão do São Paulo Futebol Clube.
1992 - Classificação para a Copa Conmebol, primeira participação do clube uma competição internacional oficial. Em dois jogos contra o Grêmio (1 a 1 e 2 a 2), o clube acaba desclassificado nas penalidades máximas alternadas por 6 a 7.
1993 - Segunda participação na Copa Conmebol, sendo eliminado pelo Botafogo-RJ na Primeira Fase (3 a 1 e 3 a 2).
1995 - Rebaixado para a Segunda Divisão do Futebol Paulista.
1996 - O Bragantino participa pela terceira vez na Copa Conmebol, onde o clube consegue eliminar o Palmeiras, goleando por 5 a 1 na primeira partida e perdendo a segunda por 3 a 0. Já na segunda fase, o clube é eliminado pelo Independiente Santa Fé-COL com um resultado de 1 a 0 na Colômbia e um empate em 0 a 0 em Bragança Paulista. Termina em último no Campeonato Brasileiro, sendo assim teoricamente rebaixado para a Série B junto com o Fluminense. Todavia, surge um suposto esquema de favorecimento de arbitragens nesta edição do certame nacional, denunciado através de imagens divulgadas no Jornal Nacional. Numa manobra já costumeira de proteger os clubes grandes, a CBF, antes mesmo de se tirar alguma conclusão concreta sobre o caso, que envolvia o Corinthians e o Atlético-PR, anula o rebaixamento do Tricolor Carioca e, consequentemente, também do Bragantino, pois se seguisse o regulamento teria que rebaixar os dois envolvidos no escândalo.
1998 - O time termina em penúltimo, apenas a frente do América-RN e cai para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
2002 - Disputa pela primeira vez a Copa do Brasil, sendo eliminado ainda na Primeira Fase pelo Paraná Clube no primeiro jogo em Bragança Paulista por 3 a 1. Na disputa da Segunda Divisão do Brasileirão o clube é rebaixado para a Terceira Divisão Nacional.
2005 - O Bragantino disputava mais uma vez a Segunda Divisão do Campeonato Paulista e acaba ficando na terceira colocação, entre vinte clubes disputantes e conquista o acesso.
2006 - Vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol, conseguindo vaga para a Copa do Brasil.
2007 - Campeão Brasileiro da Terceira Divisão, sendo promovido ao Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. Foi ainda semifinalista do Paulistão.
2012 - Classifica-se às quartas de final do Paulistão sendo eliminado pelo São Paulo por 4 a 1.
2015 - Termina o Campeonato Paulista em penúltimo lugar, a frente somente do Marília, e acaba sendo rebaixado.
2016 - Depois de nove oito anos de campanhas regulares na Segunda Divisão Nacional, o clube retorna a Terceira Divisão do Brasileiro após péssima campanha, fica em penúltimo lugar, a frente somente do Sampaio Corrêa-MA.
Compartilhar Google Plus

Autor Michel McNish

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial